sexta-feira, 5 de maio de 2017

DECO: Posso poupar na carteira e ambiente com gestos simples?

Com gestos simples, todos os consumidores podem poupar não só na carteira, ao reduzir a sua factura de energia mas também no ambiente, preservando assim o nosso planeta. Se continuarmos com os atuais padrões de consumo prevê-se, até 2030, um aumento do consumo de energia em 45%. 
A sociedade atual está bastante dependente da energia. Os nossos hábitos seriam impensáveis sem a energia que chega todos os dias a nossa casa ou ao nosso local de trabalho e nos dá a possibilidade de usufruir de um número cada vez maior de equipamentos elétricos que nos proporcionam mais conforto e qualidade de vida. 
Consumir de um modo responsável, utilizando os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, tentando não comprometer as gerações futuras e o planeta é um verdadeiro desafio na sociedade atual. Um consumidor responsável, apenas adquire o que necessita, deve estar informado sobre os efeitos no ambiente do produto que pretende adquirir, evitando, assim, comprar artigos que caiam rapidamente em desuso e/ou que não possam ser reciclados. 
A energia tem um grande custo para o ambiente e para a carteira do consumidor, que paga cada vez mais pela sua fatura de energia. De acordo com a ERSE, o consumo médio de eletricidade de uma família de 4 elementos representa anualmente cerca de 1167€, o que equivale à emissão de cerca de 805 kg de CO2 para a atmosfera. 
É possível ter conforto protegendo o ambiente e assim reduzir o peso da fatura de energia no orçamento familiar, através de gestos simples: 
Aproveite ao máximo a luz solar; 
Opte por portas e janelas energeticamente mais eficientes; 
Antes de comprar uma casa, solicite uma cópia do certificado energético; 
Desligue os aparelhos quando não os está a utilizar; 
Quando comprar um eletrodoméstico, consulte a etiqueta energética; 
Não coloque os equipamentos de frio próximos de fontes de calor. 
Neste sentido, capacitar o consumidor para utilizar a energia de uma forma mais eficiente, é a missão que a DECO pretende levar a cabo por ocasião do Dia Mundial da Energia. Entre 29 de maio e 2 de junho, a DECO {IN} Forma irá realizar workshops para informar os consumidores sobre os comportamentos que podem ajudar a reduzir a sua fatura de energia e a proteger o ambiente.

Sem comentários: