sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Temperatura reduzida, segurança em casa elevada! Cuidado com os equipamentos de combustão

As temperaturas baixaram e o frio está de fazer bater o queixo. A Europa foi atingida por uma vaga de frio polar e Portugal assiste a descidas de temperaturas, apesar de os valores estarem dentro dos valores esperados da época. Contudo, gostamos de nos sentir confortáveis, principalmente em nossa casa, mas em segurança também. 
Os equipamentos de combustão apresentam algum perigo? 
Com o intuito de alcançar o conforto desejado utilizamos equipamentos de combustão, mas é necessário ter em atenção algumas questões, por exemplo a libertação de monóxido de carbono, um gás tóxico resultante de uma combustão incompleta de combustíveis líquidos (petróleo, gasolina e gasóleo), sólidos (carvão e lenha) ou gasosos (gás natural, butano e propano) que não apresenta cor nem cheiro. A sua inalação pode provocar a perda de sentidos e, se a vítima não for socorrida a tempo, poderá levar à morte. 
Este gás poderá ser formado por esquentadores, fogões, aquecedores, caldeiras, quando estes aparelhos de combustão são instalados de forma incorreta ou se encontram mal regulados ou em deficiente estado de conservação. 
A DECO- Associação Portuguesa para a Defesa dos Direitos dos Consumidores, concordando com a Direção Geral do Consumidor, aconselha: 
Não utilize grelhadores ou braseiras a carvão em espaços fechados; Faça uma limpeza regular das chaminés e condutas de saída de fumos; Areje a sua casa com frequência e não obstrua as entradas de ar; Não se esqueça que a instalação e manutenção dos aparelhos de combustão devem ser feitas de acordo com as instruções do fabricante e, no caso dos aparelhos a gás, por empresa credenciada; Solicite inspeções periódicas às instalações de gás; Certifique-se que a reparação dos aparelhos de combustão é feita apenas por profissionais habilitados para o efeito; Desligue ou apague os aparelhos de combustão, sempre que se ausentar de casa. 
Em caso de intoxicação areje o local, desligue todos os aparelhos que possam estar na origem do acidente,
retire a vítima do local e leve-a para um local arejado. Poderá, ainda, contactar o Centro de Informação Antivenenos (808 250 143) e siga as instruções dadas. Em casos mais graves, como perda de consciência por exemplo, não perca tempo e ligue 112.
Melanie Magalhães - DECO Coimbra

Sem comentários: