domingo, 5 de abril de 2015

Paris = 4 portugueses galardoados pela Academia Internacional de Gastronomia

A Academia Internacional de Gastronomia, reunida em Paris no passado mês de janeiro, atribuiu quatro importantes prémios a figuras de prestígio da gastronomia portuguesa: 
Ao Chef João Rodrigues, do Restaurante Altis Belém, foi atribuído o prémio de Chef de l’avenir (Chef do futuro). João Rodrigues formou-se em cozinha e pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, tendo sido considerado o melhor aluno de cozinha do seu curso. Mais tarde frequentou o curso de Produção Alimentar na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Após ter concluído os seus estudos passou pelas cozinhas da Bica do Sapato, da Varanda do Hotel Ritz e do Restaurante Pragma, no Casino de Lisboa. Em 2007 ganhou o concurso Chefe Cozinheiro do ano e integrou a equipa Nacional Olímpica de cozinha no Wacs Mediterranean Challenge, no qual a equipa portuguesa arrecadou duas medalhas de prata. Atualmente desempenha funções de Chef executivo do Altis Belém Hotel & Spa. 
Ao fotógrafo Jerónimo Heitor Coelho foi atribuído o Prix de la Littérature Gastronomique (Prémio de Literatura Gastronómica) pelo livro “Comer em Évora”, das edições Visual Factory. O seu trabalho tem merecido inúmeras distinções, nomeadamente a atribuição de vários certificados e distinções da QEP (Qualified European Photographer) e da AFP (Associação de Fotógrafos Profissionais). Em 2010 recebeu também a distinção de Mestre Fotógrafo conferida pela mesma associação. Da sua obra destacam-se, entre outros, as produções fotográficas do livro “Fios... e Desafios” da APPACDM, em 2007, onde prestou o seu contributo no apoio a crianças com deficiência mental; o livro “Tribunal da Relação de Évora – Palácio de Barahona”, publicado em 2008 e a produção de banco de imagens para a Associação Regional de Saúde Alentejo. Jerónimo Coelho tem várias fotografias selecionadas para a coleção de honra da AFP e uma obra nomeada para os prémios Goya, em Espanha. Neste seu mais recente trabalho, “Comer em Évora”, transpõe para o universo da imagem os encantos de uma das gastronomias regionais mais emblemáticas do nosso país. 
Ao escanção Octávio Ferreira, do Restaurante Gambrinus, em Lisboa, foi atribuído o Prix au Sommelier (Prémio do Escanção) Octávio Ferreira é, desde há vários anos, o escanção principal do Restaurant Gambrinus, em Lisboa. Uma vez concluída a sua formação na escola de Hotelaria do Porto, em 1973, passou por vários restaurantes no norte do país. Integra, desde 1979, a equipa de um dos mais reconhecidos e emblemáticos restaurantes de Lisboa, o Gambrinus. Porta o titulo de Master of Porto e obteve o quarto lugar nos concursos mundiais de escanções de 1986 e 1989. Foi Presidente da Associação de Escanções de Portugal . O seu trabalho é reconhecido pelo profissionalismo e dedicação. 
A Filipa Gomes, apresentadora do Programa “Prato do Dia” do canal TV - 24 h Kitchen, foi atribuído o Prix Multimedia (Prémio Multimédia). Filipa Gomes iniciou-se na produção televisiva com o programa “Prato do Dia”, no novo canal 24 Kitchen. Apaixonada pela cozinha saudável e simples, confecionada preferencialmente com recurso a produtos biológicos, apresenta a gastronomia portuguesa de uma forma acessível e cativante, num programa em que a genuinidade e a cozinha familiar merecem especial destaque. Filipa Gomes, no seu “Prato do Dia”, remete-nos para as virtudes da nossa cozinha do dia-a-dia. O Grand Prix de L’art de la Cuisine, importante galardão da Academia Internacional de Gastronomia, foi atribuído aos Chefs Atex Atala, do Restaurante DOM, em São Paulo e Benoit Violier, do Hôtel de Ville, em Crissier. 
Os Prémios serão entregues no próximo dia 25 de abril no Hotel Altis Belém em Lisboa.

Sem comentários: