quarta-feira, 24 de março de 2010

Paulo Neves - Escultor inaugurou nave/atelier em Cucujães

Das Galerias Sacramento recebemos o seguinte comunicado:
Foi no meio de muita animação que no sábado passado assistimos à inauguração do novo atelier / showroom do escultor Paulo Neves, em Cucujães, sua terra natal.
Ao som de musica clássica à entada do atelier, com o escultor a receber os convidados, foram centenas as pessoas que adriram a este acto cultural e, simultaneamente, festivo.
Numa nave de traç
a contemporânea com cerca de 15 por 30 metros, projecto do arquitecto Ricardo Azevedo, pudémos apreciar uma enorme exposição das mais recentes esculturas em madeira deste artista.
O atelier, implantado numa área florestal e rodeado de um cuidado jardim, situa-se a escassos metros onde o artista tem o seu estaleiro de trabalho e onde cria as suas magníficas esculturas em madeira.
Foi na parte de tr
ás do atelier que a festa de inauguração teve lugar, não faltando o porco no espeto, bem como músicos com concertinas para animar a festa. Presentes intelectuais, artistas plásticos, jornalistas, figuras da politica local e uma enorme quantidade de amigos e familiares.
Usou da palavra para para a inauguração do atelier o conhecido jornalista Carlos Magno que rasgou enaltecidos elogios ao escultor, o vice-presidente da Câmara de Oliveira de Azemeis arquiteto Ricardo Azevedo, finalizando a apresentação o padre Neves, tio do escultor.
Com uma longa carreira de mais de trinta anos na área da escultura, Paulo Neves tem vindo a afirmar-se incontestavelmente como um escultor da nova geração portuguesa, contando no seu vasto currículo, com uma extensa lista de exposições individuais e colectivas, de trabalhos em espaços públicos, de esculturas adquiridas para colecções de museus e fundações em Portugal e no estrangeiro e uma série de prémios e distinções.
Com obras públicas de grande porte podem-se ver um pouco por todo o país, quer em rotundas, praças públicas ou em locais de grande visibilidade, obras suas quer em granito, mármore ou calcário.
Grande apreciador da natureza foi em tempos agraciado pelo então Presidente da República Doutor Jorge Sampaio com o galardão de defensor das florestas.
Paulo Neves nasceu em Cucujães, Oliveira de Azeméis, em 1959. Frequentou o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas-Artes do Porto. De 1978 a 1981 conviveu e trabalhou com diversos artistas em vários países da Europa.
1999 – Menção Honrosa no Concurso “Monumento ao 25 de Abril”, promovido pela Câmara Municipal do Porto; ganhou o concurso “Elementos Escultóricos e Baixos Relevos para a Revitalização da Zona Histórica de Viseu”, promovido pela Câmara Municipal de Viseu; concebeu o galardão para a revista “Saber Madeira! Açores - Magazine de Informação”.
2000 – Ganhou concurso para monumento ao Magriço, promovido pela Câmara Municipal de Penedono; Menção Honrosa no Prémio Nacional de Escultura - Homenagem a Aureliano Lima, Gaia.
2002 – Cenário da peça “Medusa”, no âmbito do Imaginarius, Santa Maria da Feira.Concebeu os troféus para as Galas de Desporto, organizadas pela revista “Plantei”, em 2000, em Oliveira de Azeméis e em 2001 e em 2004, em S. João da Madeira. Prémio Aguas do Minho e Lima, XIII Bienal de Cerveira.

Sem comentários: